segunda-feira, 4 de junho de 2012

Game Of Thrones: 2ª Temporada


O inverno chegou!

"O inverno chegou!", tanto no sentido metafórico como no literal da coisa. Para quem não sabe, além de dizer que o inverno está realmente chegando, o lema dos Stark também expressa tempos ruins, no caso, a guerra, estão para chegar e foi isso o visto ao longo de toda essa temporada, sendo "finalizado" na excelente Batalha da Água Negra. Em relação ao sentido literal, não tem o que dizer, né? Depois desses dois anos, o inferno finalmente chegou!

Fazendo um balanço geral dessa temporada, acredito ela poderia ser melhor, não gostaria de dizer isso, mas é a mais pura verdade, infelizmente. Há quem atribua esse problema pelo fato de os produtores terem se afastado da história do livro, podendo ter como exemplo o roubo dos dragões da khaleesi.

Acredito que o grande problema tenha sido a falta de desenvolvimento da trama. A série tem uma narrativa lenta, isso não é do desconhecimento de ninguém, pois não foi um problema no primeiro ano, mas nessa segundo algo não deu certo. Como exemplo, temos a história de Dany citada anteriormente, no episódio 206 deu a entender que o o assunto do sequestro dos dragões iria ser utilizado como cliffhanger, mas o que nos vemos no capítulo seguinte? Um desenvolvimento muito, muito pobre, se a cena tiver mais de 30 segundos eu segue!

A história de Arya foi, para mim, a mais interessante dos Stark, todo aquele envolvimento com Tywin Lannister foi muito bom de assistir. Quem não ficou tenso quando Mindinho foi fazer uma visita ao pai da rainha? Outra coisa legal foi o, também, envolvimento dela com Jaquen H'ghar, ou melhor, com Valar Morghulis.

O enredo de Robb foi totalmente descartável nessa temporada, o envolvimento dele com aquela enfermeira na qual ninguém faz questão de saber o nome (se alguém souber, comente, por favor). A ideia desse relacionamento é mostrar que ainda há esperança para o amor (oi?) no meio da guerra dos sete reis, palavras do próprio Richard Madden.

Ainda falando dos Stark, começo a gostar ainda mais de Sansa, quem não a achava insuportável no ano passado que atire a primeira pedra, ela era um saco. Na verdade, no season finale da temporada passada deu para sentir algo, pelo mínimo que seja, por ela, quando a garota tentou jogar o irritante Joffrey pela sacada das ameias. Foi de sentir pena dela quando a mesma "virou moça" e tentou esconder o fato, vale salientar que isso proporcionou um ótimo diálogo com Cersei, e foi de sorrir quando ela se viu finalmente livre de Sua Graça. Mas será que ela está realmente livre, como sugeriu Mindinho?

A história de Jon Snow tinha tudo para ser uma das melhores, mas ela foi muito mal tratada, quero dizer, passar quase um capítulo inteiro discutindo com a selvagem sobre sua relação com as mulheres não foi muito maneiro não, apesar de ter sido engraçado. A Patrulha da Noite foi descartável nessa temporada inteira, à proposito.

A story-line de Theon Greyjoy também merece destaque, o discurso feito pelo jovem ontem foi muito bom de se ver e após terminá-lo foi impossível não rir. Não gostei muito deles não terem mostrado o que realmente aconteceu em Winterfell, quem pôs o fogo na cidade? Os homens da Ilha de Ferro ou dos Stark? Ficou muito em aberto isso.

O grande destaque da temporada é, sem sombras de dúvida, Tyron Lannister, o qual se tornou protagonista, vale salientar. O trabalho de Peter Dinklage sempre é excelente. É impossível não ter sentido pena do nosso querido anão nos últimos dois episódios, ele fez tudo por Porto Real e, agora, após a guerra é descartado pela irmã, que tentou matá-lo, fazendo eu parar de sentir pena de Cersei imediatamente (ps: esse sentimento ocorreu apenas durante o capítulo da semana passada).

Falando do episódio da semana anterior - 2.09 - Blackwater -, ele foi o melhor da temporada, ninguém é doido o suficiente para duvidar disso. Entretanto, muitos dizem ser o melhor da série, não sei o porquê, mas discordo disso, penso ser o fato de levar em consideração os outros nove capítulos, algo me impede dizer que a Batalha da Água Negra foi a melhor coisa da série. Soa meio estranho, mas é meu sentimento perante a isso.
E por último, não posso deixar de comentar a grande cena na qual servirá de cliffhanger para o próximo ano. Ela transmite o dito no início desse texto, "O Inverno Chegou!", o lema dos Reis do Norte finalmente se concretizou e somos deixados com um sentimento de querer mais e quem é que não vai querer mais né? Que 2013 chegue logo e traga com ele uma temporada melhor, do jeito que tá não pode ficar. E você, preparado para o próximo ano de Game of Thrones?


0 comentários:

Postar um comentário